sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Próxima geração do Office será online

por Brian Kraemer ChannelWeb


Microsoft ainda não abriu a data de lançamento do chamado Office 14; modelo de pagamento ainda não foi revelado
A próxima versão do pacote Office da Microsoft vai estar disponível na web, permitindo aos usuários editar documentos do Word e planilhas do Excel no navegador. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28), durante o Professional Developers Conference.

A empresa não anunciou, porém, quando o upgrade estará disponível, mas disse que se chamará Office 14, segundo informações da Reuters. Historicamente, entretanto, os idealizadores do Windows atualizam a suíte a cada dois ou três anos. A última atualização foi feita no início de 2007.
A Microsoft decidiu, até o anúncio, não mover o Office para o mundo online, mas sim, manter a venda de licenças, que permite que o software rode localmente, em uma única máquina. O Office Live também permite aos usuários compartilhar arquivos com anexos, ou comprar uma subscrição mensal para mais funcionalidades.
Mas o aumento de start-ups oferecendo SaaS e a legítima ameaça do Google e o Google Docs, a Microsoft deve ter, finalmente, enxergado a mensagem, e migrou para a web.
A próxima versão será caracterizada por uma modalidade mais light do Office - incluindo Word, Excel e Powerpoint - que poderão ser manipulados no computador, no navegador ou mesmo no celular.
Mas a fabricante não está pronta para permitir que seus concorrentes destruam pouco a pouco seus produtos mais rentáveis. No trimestre encerrado em setembro, a divisão Office foi a mais lucrativa, batendo o Windows. No ano fiscal anterior, a unidade gerou US$ 18,9 bilhões de receita e US$ 12,4 bilhões de lucro.
Ainda não há detalhes sobre como os usuários vão pagar pelo Office 14; a empresa optou apenas por dizer que ele estará disponível para os clientes Live. Grandes clientes corporativos terão a opção de pagar por uma licença para rodar os aplicativos na web em suas próprias máquinas, ou hostea-los nos data centers própria Microsoft.
A nova versão vai rodar no Internet Explorer, no Firefox e no Safari.

Nenhum comentário: